capac do blog

capac do blog

domingo, 24 de junho de 2012

DISLEXIA: Como deve ser a AVALIAÇÃO e o DIAGNÓSTICO

       
    Os profissionais envolvidos na avaliação da dislexia investigam questões relacionadas à área da Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neurologia, e Oftalmologia, de acordo com o nível de comprometimento da criança.
         A avaliação multidisciplinar formaliza o diagnostico e direciona a melhor e a mais eficaz forma de acompanhar a criança disléxica nas diferentes fases de seu desenvolvimento global.
      Dessa forma oportuniza a criança desenvolver novas habilidades nas áreas onde se sobressai, contornando suas dificuldades, traçando e adaptando seu próprio caminho tendo sucesso e descobrindo seu talento como qualquer outra criança, desde que seja adequadamente avaliada e acompanhada clinicamente.

Algumas sugestões para ajudar a criança com DISLEXIA



         A criança necessita de muita compreensão por parte da família e da escola. É importante ajudar a criança a entender que apesar de ser diferente em algumas coisas ela é amada e traz alegria a família. Deve-se encoraja-la a sobressair-se nos talentos que possui. A criança disléxica fica muito exausta com seus esforços na escola e com suas dificuldades constantes. Precisa de muito apoio para não haver uma diminuição de sua auto-imagem. A dislexia é duradoura e pode-se desenvolver estratégias para melhorá-la, mas não curá-la.
      A orientação aos pais é fundamental. É preciso que entendam a dificuldade de seu filho, que não exerçam cobrança e sim lhe dêem muito apoio, visto que ele não age assim porque quer, mas porque nasceu assim. A rotina é de extrema importância e representa segurança. A criança precisa de horários para refeições, sono, deveres de casa e lazer. Sabemos que um professor pode levantar a auto-estima do aluno, estando interessado nele como pessoa. Isto significa criar um ambiente acolhedor na classe, aceitando a criança como ela é e enfatizando cada sucesso que ela consiga.





     

Nenhum comentário:

Postar um comentário